ZOOLOGIA I - CECUEAD3480.16
CURSO: EDUCAÇÃO CONTINUADA.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM Ciências Biológicas.
ANO: PERMANENTE
DIRECIONAMENTO CURRICULAR: Zoologia I (Dos Vertebrados)
SEMESTRE: EM QUALQUER TEMPO NO PERÍODO DE 2016-2022.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 horas
EMENTA: Morfologia, modos de vida, distribuição, evolução e classificação de grupos de Protocordados e Cordados nas Classes: Cephalaspidomorpha, Myxini, Chondrichthyes, Actinopterygii, Actinistia, Dipnoi, Anura, Urodela, Gymnophiona, Testudinata, Lepidosauria, Crurotarsi, Aves e Mammalia.
OBJETIVO GERAL:
Caracterizar os grupos de vertebrados e apresentar o significado evolutivo de
sua origem e diversidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Definir as principais Características do Filo Chordata, Protocordados e a ancestralidade dos Primeiros Vertebrados.
UNIDADE I - Cordados e Peixes
Objetivo: Estudar a morfologia, habitat, distribuição e classificação das seguintes classes de Cordados: Cephalaspidomorpha, Myxini, Chondrichthyes, Actinopterygii.
UNIDADE II - Peixes e Anfibios
Objetivo: Estudar as principais Características morfológicas, habitat, distribuição e classificação das seguintes classes de Cordados: Amphibia.
UNIDADE III – Répteis e Aves
Objetivo: Estudar as principais Características morfológicas, habitat, distribuição e classificação das seguintes classes de Cordados: Repitilia. Estudar as principais características morfológicas, habitat, distribuição e classificação da Classe Aves
UNIDADE IV - Mamíferos
Objetivo: Estudar as principais características morfológicas, habitat, distribuição e classificação da Classe Mammalia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AURICCHIO, P. & SALOMÃO, M. G. (org.) 2002 Técnicas de coleta e preparação de vertebrados para fins científicos e didáticos. São Paulo, Instituto Pau Brasil de História Natural. 350 p.
ORR, R.T. Biologia dos vertebrados. 5a. ed. São Paulo, Livraria Roca Ltda, 1986. x+588p.
POUGH, F.H., HEISER, J.B. &McFARLAND, W.N. A vida dos vertebrados. 2ª edição, São Paulo. Atheneu Editora São Paulo Ltda. 1999. 839p
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HICKMAN JR., C. P.; ROBERTS, L. S. & LARSON, A. 2004. Princípios integrados de zoologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro: 846 p.
HILDEBRAND, M. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo. Atheneu Editora São Paulo. 1995. xvi+700p.
MARGULIS, L., SCHWARTZ, K. V. Cinco Reinos:Um Guia Ilustrado dos Filos da Vida na Terra. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 497p.
ROMER, A.S. & PARSONS, T.S. Anatomia Comparada dos vertebrados. 5a. ed. São Paulo. Atheneu Editora São Paulo Ltda, 1985. 559p.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; KINDEL, Eunice AitaIsaia.(Org.). O Estudo dos Vertebrados na Escola Fundamental. São Leopoldo: UNISSINOS, 1997.
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas por meio de recursos como: vídeo-aulas, fóruns, atividades individuais, atividades em grupo. O desenvolvimento do conteúdo programático se dará por leitura de textos, indicação e exploração de sites, atividades individuais, colaborativas e reflexivas entre os alunos e os professores.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos é contínua, considerando-se o conteúdo desenvolvido e apoiado nos trabalhos e exercícios práticos propostos ao longo do curso, como forma de reflexão e aquisição de conhecimento dos conceitos trabalhados na parte teórica e prática e habilidades. Prevê ainda a realização de atividades em momentos específicos como fóruns, chats, tarefas, avaliações à distância e Presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CURSOS EM SISTEMA EAD - EDUCAÇÃO CONTINUADA VIRTUAL
Coordenador CÉSAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA, ESPECIALISTA EM FARMACOLOGIA CLÍNICA E PROFESSOR
WATSAP 55.31.85.9 99002184 - CELULAR 55.31.85.9 88238249